quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Resumo dos capítulos / Perfis ideológicos

(Iniciado em 24/9/2010. Última atualização em 25/1/2012, com algumas correções feitas hoje)
Cada um dos capítulos terá um diálogo (ou monólogo) filosófico, em busca de uma resposta, conclusão ou, ao menos, definição mais clara das posições em jogo. Uso predominante de 1ª pessoa, mas com narrador homodiegético com alto aprofundamento psicológico (à beira da onisciência) – embora por perspectivismo.

Capítulo 1 – “Renascença e Reforma”; debate; César x Henrique, durante conversa nostálgica sobre as mudanças da adolescência, entram em uma discussão sobre política e ética. 19h, 30/12/21.
Capítulo 2 – “New Born”; todos, sobre vestibular; Júlia relata conversa do grupo sobre a véspera do “o início de tudo”, uma nova etapa na vida dos seis. Fala sobre o 2º e 3º ano do Ensino Médio. 20h, idem.
Capítulo 3 – mudanças e experiências no primeiro ano de universidade; Giovana, em monólogo interior, relembra seus tempos de feminista/LGBT, e as angústias “smithianas” pelas quais passava. 21h.
Capítulo 4 – a política estudantil na UNICOS; Henrique e Alice discutem contra Júlia e César sobre invasão da reitoria, eleições do diretório e conselhos e uma avaliação do movimento estudantil em geral. 22h.
Capítulo 5 – festas e vida social; na ressaca, após uma festa na qual abusou da bebida, Alice se diverte (e “esquece” a dor de cabeça) com algumas histórias de baladas nas quais ela foi em 18 d.M. Durante a narração, ela compartilha com o leitor detalhes sobre teoria e prática hedonista. 10h, 31/12/21.
Capítulo 6 – videogames e pessoas; Mário conta anedotas de sua vida pacata, papeando com os demais sobre o mundo nerd e relacionamentos. Um trajeto “normal” de pós-adolescência – e é isso que o deixa angustiado. 13h, idem.
Capítulo 7 – reflexões; Júlia fala sobre o seu pensamento filosófico (objetivismo cético), religioso (espiritismo) e político (liberalismo). Comenta um pouco sobre o projeto Humanitas (que criou junto com César), a Aliança Liberal (grupo estudantil) e suas diferenças ideológicas em relação aos 5 amigos. 15h.
Capítulo 8 – dilemas e angústias; César e suas principais dúvidas e indagações no crucial segundo ano de UNICOS, no qual, além de decisões sobre seu futuro acadêmico, teve que lidar com o namoro de Júlia e a paixão não-correspondida por Flor. 18h.
Capítulo 9 – amizade perfeita ou amor não-declarado; Júlia & César, após anos sem falar sobre o assunto, conversam e relembram seus primeiros namoros (ela e Cássio e ele com Christine), e como isso afetou a relação entre eles. Sua amizade esteve em situação delicada no ano 19 d.M. 20h.
Capítulo 10 – passado e presente; após conversar um pouco com os amigos, Júlia dorme mais cedo e reflete sobre sua trajetória pessoal, economia, arte e... seus sentimentos por César. 23h.
Capítulo 11 – “bildung”. César se isola para pôr os pensamentos em ordem. Os assuntos vão desde o fato de ter adorado o ano de 20 d.M. até a timidez e medo em se declarar a Júlia. Porém, também resume quais os problemas pelos quais seus 4 outros amigos estão passando. 10h, 1º/1/22.
Capítulo 12 – elogio do senso comum; o futuro engenheiro Mário, o “filho saudável da vida”, constata que sua vida é tranqüila, e que não há nenhum mal em ser assim. 14h, idem.
Capítulo 13 – resolvendo uma crise espiritual; Giovana conta de forma emocionante para os demais como, ao longo dos anos de universidade, abandonou o relativismo e se reconverteu ao catolicismo. Capítulo de influência dostoievskiana. 18h.
Capítulo 14 – tensão e desespero; após uma séria e intensa confrontação com Júlia e Giovana, que criticaram fortemente sua postura niilista, Alice, que já não consegue mais emplacar seus jogos retóricos, entra em colapso, grita e começa a chorar compulsivamente. 20h.
Capítulo 15 – o revolucionário e a hedonista; Henrique relembra os primeiros meses de sua amizade (e até namoro) com Alice, e procura entender as crises de consciência dele e da amiga. Amplo relato de eventos ocorridos entre 14 a 16 d.M. 22h.
Capítulo 16 – a longa e definitiva conversa, parte 1; no fim da 3ª noite, Júlia & César (único capítulo narrado em 3ª pessoa) falam sobre tudo, desde vida acadêmica e literatura até música e filosofia. Capítulo “cult” e descontraído. 22h.
(obs.: os capítulos 15 e 16 ocorrem ao mesmo tempo)
Capítulo 17 – a longa e definitiva conversa, parte 2; o assunto que não queria calar finalmente vem à tona: amor ou amizade? Com a ajuda de flashbacks e um elaborado diálogo filosófico, Júlia & César (diálogo teatral) tentam decidir se começam ou não um relacionamento. 23h.
- Política, filosofia e religião
César - agnóstico-cristão, humanista e libertário
Júlia - espírita, aristotélica e liberal
Alice - atéia, niilista e social-democrata
Henrique - ateu, marxista e socialista
Mário - protestante, pragmático e conservador
Giovana - católica, existencialista e centrista

Nenhum comentário: